Muitas vezes os setores de Recursos Humanos das empresas têm dificuldade de agir de maneira estratégica. Devemos sempre planejar onde queremos chegar, colocando no papel o planejamento estratégico da empresa e se preocupar menos com o passado, para atingir um objetivo em longo prazo. Foi justamente para suprir essa necessidade que surgiu o sistema Visual Cargo com as funcionalidades para simplificar a gestão de competências.

Um dos objetivos do sistema é justamente priorizar a diminuição dos GAPs existentes e saber onde existem falhas que precisam ser supridas.

Abaixo compilamos uma lista com 7 principais itens que servirão como um guia para dar um primeiro passo nesse sentido:

  1. Descrever os Cargos de sua empresa, identificando quais competências exigidas para cada cargo;
  2. Para cada competência exigida, definir o seu tipo (Conhecimento / Habilidade / Atitude) e o seu grau mínimo. Grau Mínimo é o grau ou nota mínima, exigido para o cargo, de determinada Habilidade ou Atitude.
    Por Exemplo, Cargo: ANALISTA CONTABIL/FISCAL
    Competência Exigida: Comunicação verbal e escrita – Atitude
    Grau Mínimo: 2
    Descrição do Grau Mínimo: Transmite e expressa ideias, pensamentos e informações de forma clara e objetiva a garantir um bom entendimento da mensagem. Capacidade também de ouvir, processar e compreender.
  3. Identificar os treinamentos obrigatórios de cada cargo. Na descrição de cada cargo devemos informar quais treinamentos são exigidos para o cargo, desta forma, podemos identificar qual colaborador está de acordo ou não com a descrição de cargo.
  4. Com a descrição de cargo feita e com os treinamentos obrigatórios informados, devemos informar para cada treinamento indicado, quais são as competências que o treinamento deve suprir.
  5. Agora, devemos identificar qual treinamento já foi efetuado para cada colaborador da empresa. Para cada treinamento efetuado o colaborador deve ter o mínimo de frequência no treinamento assim como seu certificado de conclusão.
  6. Com todos esses dados informados, fazemos o cruzamento entre as competências exigidas pela descrição de cargo e os treinamentos efetuados.
  7. Para cada GAP encontrado, a empresa deve planejar os treinamentos conforme seu planejamento estratégico, dessa forma o RH se torna o centro da tomada de decisão do planejamento futuro da empresa.

Conclusão

Compreender quais as competências dos funcionários e as necessidades da empresa faz com que a empresa saia ganhando. Focar tanto nos negócios quanto no desenvolvimento dos colaboradores é bastante positivo. Se pensarmos que hoje, a satisfação com a carreira contribui diretamente para o aumento da produtividade.

Para conhecer como executar essa tarefa de forma simples e automatizada consulte nossa empresa: https://visualcargo.com.br